A Doubek Engenharia foi criada em 2004, atendendo exigências legais de grandes clientes, para a prestação de seus serviços no âmbito da Engenharia Elétrica.
A Doubek Engenharia, através de seu responsável técnico, conta com mais de 35 anos de experiência em engenharia elétrica, participando de obras elétricas, elaborando projetos conceituais, básicos ou executivos, estudos elétricos e outros, direta ou indiretamente, para centenas de instalações nos segmentos industrial, portuário, papel, aeroportuário, concessionárias de energia elétrica, cimento, óleo e gás, farmacêutico, químico, shoppings, etc. No Brasil e no exterior.
Atualmente, o foco principal da empresa são os estudos de proteção aplicados a sistemas elétricos de potência (geração, transformação e distribuição), onde a utilização da energia elétrica exige confiabilidade, continuidade, qualidade e segurança.
A modelagem de um sistema elétrico consiste, basicamente, na montagem de um diagrama unifilar com informações essenciais, de forma a representar matematicamente o mais próximo possível esse sistema do real.
As informações contidas no modelo permitem, na sequência, a realização de estudos elétricos como cálculo de curto-circuito, fluxo de cargas, quedas de tensão, etc.
O estudo de curto-circuito calcula as correntes que fluem em um sistema elétrico em condições anormais e determina os níveis dessas correntes de falta nesse sistema.
Essas correntes devem ser calculadas de forma a especificar adequadamente a capacidade dos equipamentos elétricos e as classificações de interrupção. Os resultados do estudo também são usados para coordenar seletivamente as características tempo x corrente dos dispositivos de proteção elétrica.
Os estudos de coordenação e seletividade são realizados para otimizar o sistema de proteção elétrica de uma instalação, de tal forma que os dispositivos de proteção (relés, disjuntores, fusíveis) atuem de maneira rápida e seletiva para eliminar as faltas, desligando somente os circuitos onde há o defeito, sem interromper o fornecimento de energia para circuitos onde não haja problemas.
O estudo de fluxos de carga ou load flow prevê a distribuição de energia aparente, ativa e reativa total em todo um sistema elétrico, incluindo perdas associadas. Além disso, o estudo calcula a queda de tensão através de cada componente de impedância e as tensões associadas em cada barramento ou nó do sistema elétrico.
Esse estudo é realizado em um sistema de energia para avaliar a adequação das classificações de sobrecarga contínua e de emergência de cabos, transformadores e dispositivos de proteção. O estudo também pode ser usado para determinar antecipadamente níveis de tensão baixos ou altos em vários pontos do sistema elétrico sob várias condições de carregamento.
Estas informações podem então ser usadas para determinar o impacto associado de tensão anormal em aparelhos elétricos. O estudo pode ser fundamental para avaliar o impacto da partida de motores e pode ajudar a recomendar tamanhos econômicos de equipamentos de geração local e equipamentos de correção do fator de potência.
Estudo para determinação das alterações de tensão e corrente em um determinado sistema elétrico submetido a partida de um ou mais motores elétricos.
A apresentação dos resultados em forma de diagrama permite fácil visualização das alterações no sistema, permitindo avaliações do desempenho dos equipamentos instalados.
Estudos para definição das características da malha de terra, tendo por objetivo a segurança de atuação das proteções, a proteção de pessoas, o escoamento de descargas atmosféricas e cargas estáticas e a equipotencialização das áreas abrangidas pelo sistema elétrico.
Os estudos incluem o dimensionamento de condutores da malha de terra, condutores de aterramento de equipamentos e tipos de conexões de acordo com os níveis de correntes de falta à terra. Também são definidas as tensões de passo e de toque dentro de limites de segurança definidas em normas.
O estudo de arco elétrico é utilizado para quantificar a energia incidente devido a um arco elétrico em um painel, cabo, etc., conforme estabelece a NR10 e deve ser efetuado para evitar acidentes e futuras demandas trabalhistas. Determina os requisitos de EPI e das roupas de proteção a serem utilizadas pelas equipes de manutenção de acordo com o ATPV (Arc Thermal Performance Value), bem como as distâncias limítrofes de aproximação em pontos energizados. O estudo do arco elétrico auxilia também em um melhor ajuste das proteções.
Estudos de puxamento de cabos são realizados para lançamento de circuitos de longa extensão, quando é importante o conhecimento dos limites de tração e esforços laterais dos cabos.
Os estudos definem os melhores pontos de puxamento, dimensões ideais das caixas de passagem, equipamentos, etc., de forma a assegurar a integridade dos cabos elétricos durante todo o serviço de lançamento.
A Doubek Engenharia conta com diversos recursos, incluindo softwares dedicados para auxiliar no desenvolvimento de seus estudos, entre os quais podemos citar:
A Doubek Engenharia apresenta seus trabalhos de forma completa. Além dos relatórios e diagramas normalmente emitidos pelos softwares, que geralmente são padronizados na língua inglesa e que apresentam certa dificuldade para entendimento e visão geral, a Doubek Engenharia apresenta adicionalmente: